O motivo de você estar lendo este site significa que você ou alguém que você conhece está cogitando a hipótese de submeter-se ao tratamento da obesidade.
Esta será uma das mais importantes decisões que você fará, decisão esta que não deve fazer antes de estudar todos os fatos.
Este site foi desenvolvido para oferecer um entendimento detalhado de todos os tratamentos para obesidade, das vantagens, desvantagens e riscos associados a doença e cirurgia da obesidade.
As informações aqui contidas são voltadas para dois tipos de pessoas: o primeiro é o paciente e o segundo inclui os membros da família, amigos e colaboradores do paciente que desempenharão um importante papel no sucesso definitivo do tratamento da obesidade.
Este material, tem por objetivo orientar todos os que sofrem com a obesidade - doença esta que afeta a qualidade de vida dos indivíduos. E por meio deste desejamos levar a você mais otimismo e a possibilidade de renovação.
Lembre-se de que as informações deste site não pretendem, em hipótese alguma, substituir a opinião e conselhos de um médico qualificado. - Sua melhor fonte de informações é sem dúvida a de um especialista em cirurgia bariátrica.
Aqui você encontrará informações sobre a doença conhecida como obesidade e tratamento e pode ajudá-lo a tirar algumas dúvidas e entender melhor esta doença.
Para maiores informações, consulte seu médico.
O Tratamento da Obesidade deve estar sempre acompanhado de uma equipe multidisciplinar, essa equipe inclui médico clínico ou endocrinologista, médico especialista em cirurgia bariátrica, nutricionista, psicólogo, entre outros.
Vamos detalhar todas as etapas e procedimentos que podem ser realizados para além da perda de peso, conseguirmos manter um peso adequado e saudável por toda a vida.
Essas etapas passam por um processo que muitas vezes acompanham o paciente por toda a vida, como vamos ver a obesidade é uma doença incurável, ou seja temos que manter um tratamento contínuo com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos fundamentalmente.
A obesidade possui diversas formas de tratamento. As opções se relacionam diretamente com o grau de obesidade. Estes podem ser:
O Tratamento da obesidade é sempre necessário e implica primeiramente em firme determinação tanto do paciente obeso como de seu médico. Já que a obesidade na maioria das vezes resulta do aumento na ingestão de calorias em relação às calorias gastas, é importante a instituição de dietas hipocalóricas (baixas calorias), ou seja, o total de calorias consumidas deverá ser inferior ao calculado para a necessidade calórica basal. De acordo com o instituto nacional de saúde dos Estados Unidos, mais de 90% de todas as pessoas, que participam de programas não cirúrgicos, recuperam seu peso dentro de um ano.
Pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27 kg/m2 podem ser tratadas com o balão intragástrico, acima de 30 kg/m2 com a gastroplastia endoscópica e acima de 35 podem ser tratadas com a cirurgia bariátrica se ja desenvolveram alguma co-morbidade, isto é, possuam nenhuma doença que tenha sido provocada pela obesidade.
Contudo, nos casos de Obesidade Mórbida e Super Obesidade estes métodos, isoladamente, já se mostraram pouco efetivos. Para estes casos a Cirurgia da Obesidade é um tratamento comprovadamente eficaz na redução e manutenção do peso.