Tratamento da Obesidade Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico é o método que resulta em perda de peso prolongada e reduz os riscos de complicações e morte das doenças associadas à obesidade mórbida.

A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

O conceito metabólico foi incorporado há cerca de seis anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo tratamento/controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso como o diabetes e a hipertensão, também chamadas de comorbidades.

A cirurgia para perda de peso é uma cirurgia especializada. Sua crescente aplicação para tratar a obesidade mórbida é resultado de três fatores:

  • Nosso conhecimento atual sobre os riscos significativos à saúde, provenientes da obesidade mórbida;
  • Procedimentos com riscos e complicações da cirurgia bariátrica relativamente baixos, em comparação a não fazer a cirurgia;
  • A ineficácia das metodologias não cirúrgicas atuais em produzir uma perda de peso sustentável.

A cirurgia deve ser vista primeiramente como um método para aliviar a doença debilitante e crônica. Na maioria dos casos, a qualificação mínima para ser considerado um candidato para o procedimento é estar 45 kg acima do peso corporal ideal ou apresentar um Índice de Massa Corporal de 40 ou mais.

Ocasionalmente, o procedimento para perda de peso será considerado para alguém que apresente um IMC de 35 ou mais, se o médico do paciente determinar que as condições de saúde relacionadas à obesidade resultaram em uma necessidade médica para redução de peso e, na opinião do médico, a cirurgia parece ser o único meio de atingir a perda de peso almejada.

Em muitos casos, os pacientes precisam apresentar um comprovante de que suas tentativas para perder peso através de dieta foram ineficazes, antes que a cirurgia de obesidade seja aprovada. O mais importante, no entanto, é o compromisso por parte do paciente em relação aos cuidados de seguimento necessários e de longo prazo.

Com o objetivo principal de proteger os pacientes, o Conselho Federal de Medicina regulamentou as indicações e os tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser utilizados no Brasil para tratar os pacientes com obesidade mórbida (Resolução CFM nº 1.766/05 de 13/05/05, que pode ser acessada no site www.portalmedico.org.br

Existem várias opções de Cirurgia da Obesidade. Devemos escolher qual procedimento trará melhores resultados para cada caso.

Para quem o tratamento Cirúrgico está indicado?

  • IMC > 40 independente da presença de comorbidades;
  • IMC entre 35 e 40 na presença de comorbidade confirmada;
  • IMC entre 30 e 35 na presença de comorbidade(s) que tenha(m) obrigatoriamente a classificação "grave" por um medico especialista na respectiva área da doença. Também é necessária a constatação de intratabilidade clínica da obesidade" por um endocrinologista;
  • Pessoas que não são dependentes de drogas ou álcool;
  • Pessoas que não obtiveram sucesso em tratamentos clínicos anteriores (histórico de tentativas de perda de peso anterior);
  • Ter uma obesidade que esteja estável nos últimos dois anos;
  • Não ser portador de nenhuma doença ou condição que contra-indique a cirurgia.

Contra-indicações

As situações abaixo configuram condições adversas à realização de procedimentos cirúrgicos para o controle da obesidade:

  • Limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;
  • Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas; no entanto, quadros psiquiátricos graves sob controle não são contra indicativos à cirurgia;
  • Doenças genéticas.

O que devo esperar com o tratamento cirúrgico?

  • O principal objetivo do tratamento cirúrgico é ajudá-lo a perder peso, de modo que você tenha uma boa qualidade de vida, com redução significativa do risco de complicações, inclusive de morte.
  • A maioria dos pacientes perde 50 - 80% do seu excesso de peso. Esta perda é muito acentuada no primeiro mês e depois é mais gradativa, de modo que cerca de 1 ano a 1 ano e meio após a operação, você atingirá o seu menor peso.
  • Seguindo as orientações pós-operatórias da sua equipe multidisciplinar, a maioria dos pacientes ganha pouco peso nos próximos anos após o tratamento cirúrgico.
  • É importante você saber que a sua participação é fundamental para o sucesso da operação. Você precisará mudar os seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida para o resto da sua vida. Isto significa que você deverá ingerir alimentos em menor quantidade e com menor valor calórico e deverá ser mais ativo, com programas de exercícios frequentes.

A cirurgia é eficaz?

O peso real que um paciente perderá, após o procedimento, depende de diversos fatores, incluindo:

  • Idade do paciente;
  • Peso antes da cirurgia;
  • Condições gerais de saúde do paciente;
  • Procedimento cirúrgico;
  • Capacidade para exercícios;
  • Compromisso em seguir as diretrizes para dieta e outros cuidados para o seguimento;
  • Motivação do paciente e cooperação de sua família, amigos e associados.

Em geral, o sucesso da cirurgia bariátrica é definido pela perda de 50% ou mais do excesso de peso corporal e pela manutenção desse peso pelo período mínimo de 5 anos. Muitos pacientes perdem peso rapidamente e continuam a perder até 18 a 24 meses após a cirurgia.

A maioria perde de 50% a 80% do seu excesso de peso. Seguindo as orientações pós-operatórias da equipe multidisciplinar, a maioria dos pacientes ganha pouco peso nos próximos anos após o tratamento cirúrgico.

Cerca de 10% dos pacientes volta a ganhar peso em virtude principalmente da alimentação rica em carboidratos como doces e massas, bebidas hipercalóricas como álcool e refrigerantes e da falta de exercícios físicos e retornos pós-operatórios com a equipe.

Benefícios da Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Os benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica são perda de peso, remissão das doenças associadas à obesidade (como diabetes e hipertensão), diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida. Os riscos são os mesmos de outras cirurgias abdominais.

Por essa razão, deve ser feita em hospital com estrutura adequada e por médicos associados à SBCBM, especialistas em cirurgia bariátrica que pratiquem os procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Tratamento Cirúrgico da Obesidade

Cirurgia aberta ou laparoscópica?

Cirurgia Bariátrica - Aberta ou Laparoscópica A cirurgia aberta (convencional) consiste em um corte (incisão) no abdômen para que o cirurgião tenha acesso ao estômago e ao intestino. A cirurgia é exatamente a mesma da laparoscópica ("furinhos") e a perda de peso também.

Um procedimento aberto consiste em uma incisão longa que abre o abdome para que o cirurgião tenha acesso.

Procedimentos Abertos para a Cirurgia da Obesidade utilizam os mesmos princípios da Laparoscópica e produzem perda de excesso de peso da mesma forma.

Durante a última década, procedimentos laparoscópicos foram usados em diversas cirurgias em geral.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que essas técnicas ainda são "experimentais". Na verdade, a laparoscopia tornou-se a técnica predominante em algumas áreas da cirurgia e tem sido aplicada à cirurgia para perda de peso por muitos anos.

Embora poucos cirurgiões bariátricos realizem cirurgias laparoscópicas para perda de peso, cada vez mais estão oferecendo aos pacientes essa opção cirúrgica menos invasiva, sempre que possível.

Quando uma operação laparoscópica é realizada, uma pequena câmera de vídeo é inserida no abdome.

O cirurgião visualiza o procedimento em um monitor de vídeo separado. A maioria dos cirurgiões laparoscópicos acredita que lhes dá a melhor visualização e acesso às principais estruturas anatômicas. Através de outras pequenas incisões os instrumentos cirúrgicos são colocados procedendo assim os mesmos passos da cirurgia aberta, convencional.

A cirurgia laparoscópica apresenta as seguintes vantagens com relação à aberta:
  • Menor dor pós-operatória;
  • Melhor estética;
  • Menor infecções das feridas;
  • Menor ocorrência de hérnias incisionais;
  • Recuperação pós-operatória mais rápida, proporcionando retorno mais precoce às atividades habituais.

Agende sua Consulta

Fale com nossos especialistas!
Você pode agendar sua consulta por WhatsApp ou telefone:

(51) 3785 0668

(51) 99654 7423